Adicção, A.A., N.A., Doze Passos, Reflexões, Literatura, Clínica, Comunidade, Espiritualidade

TEMAS SOBRE ALCOÓLICOS E NARCOTICOS ANONIMOS, DOZE PASSOS, REFLEXOES, CLINICAS, COMUNIDADES, ESPIRITUALIDADE. ESPERO COM ESSAS MATERIAS, ESTAR COLABORANDO COM ALGUEM, EM ALGUM LUGAR, EM ALGUM MOMENTO DE SUA VIDA !

domingo, 4 de novembro de 2007

A espiritualidade é a resposta

A RESPOSTA ESTÁ EM NOSSA ESPIRITUALIDADE.

Muitas vezes nos sentimos sem rumo, sem razão para viver, com um vazio, uma sensação de que algo está faltando ou que algo está incompleto, temos um sentimento de angústia, uma insatisfação total com a vida...
Nesse momento, começamos a errar. Sem possuir a cultura e o conhecimento necessários, vamos buscar respostas em lugares errados. Vem então a idéia de que talvez fazer compras pode nos ajudar, como se coisas materiais adquiridas compulsivamente ou de forma desnecessária, trouxessem alívio para nossas dores da alma. Outra opção que nos ocorre é sair com amigos para uma noitada ou ainda nos entregarmos a atividades promíscuas, sempre em busca de uma sensação boa, de preenchimento do vazio inexplicável.
Estamos no campo do “escapismo” e precisamos alimentar essas atitudes, para manter a sensação de atividade, de ação, da idéia de sermos adequados e pertencentes a algo importante, de estarmos enturmados. Alguns encontram alternativas mais perigosas, como o álcool, as drogas ou simplesmente se tornam alienados e amargurados.
Não temos coragem de enfrentar essa sensação de vazio interior, não aprendemos a fazer isso. Ficamos assustados com nossas fraquezas, com nossa superficialidade e tentamos então evitar todas as maneiras de ficarmos a sós com nossos pensamentos. Há pessoas que precisam de atividade constante, rádio ou televisão ligados o tempo todo, sempre na intenção de afastar pensamentos mais profundos e questionadores.
É chegado o dia. Pelo cansaço de uma vida sem sentido, por influência da família ou por alguma força interior, nos vemos forçados a parar e a refletir sobre o real sentido da vida. Começa, então, nossa busca, nossa jornada em direção à fonte.
Tem início nossa peregrinação por religiões, crenças, doutrinas, seitas advinhos ou qualquer outra coisa que nos possa ajudar, continuando nossas perguntas íntimas sem respostas adequadas. É hora de olharmos para dentro de nós mesmo. E ver até que ponto nossa espiritualidade está evoluída, o quanto está faltando para termos a paz de espírito tão necessária para nosso equilíbrio físico, psíquico e emocional. É hora de prestarmos mais atenção, a nós mesmos.
Logo, não fique esperando grandes momentos para agir, nem fique apegado ao medo ou ao adiamento indefinido. Tão logo se acenda a chama da vontade em seu coração, aplique-se e faça o melhor possível por você mesmo. Uma gotinha hoje, outra amanhã é o que faz a diferença no rumo a sobriedade. Lembre-se: As torrentes que moldaram as pedras gigantes do cânion, fizeram-se das minúsculas gotículas que, por milhares e milhares de anos desempenharam sua parte sem conhecerem-se uma às outras. Se entender a comparação, entenderá também a importância de sua ação para alcançar seus objetivos de equilíbrio e não esperará, indefinidamente, as grandes correntezas.

Nenhum comentário: