Adicção, A.A., N.A., Doze Passos, Reflexões, Literatura, Clínica, Comunidade, Espiritualidade

TEMAS SOBRE ALCOÓLICOS E NARCOTICOS ANONIMOS, DOZE PASSOS, REFLEXOES, CLINICAS, COMUNIDADES, ESPIRITUALIDADE. ESPERO COM ESSAS MATERIAS, ESTAR COLABORANDO COM ALGUEM, EM ALGUM LUGAR, EM ALGUM MOMENTO DE SUA VIDA !

sábado, 3 de novembro de 2007

Orações Gerais

VENTURA DA PRECE.
(Por Santo Agostinho)

Vinde, todos vós que desejais crer: acorrem os espíritos celestes, e vem anunciar-vos grandes coisas! Deus, meus filhos, abre os Seus tesouros, para vos distribuir os Seus benefícios. Homens incrédulos! Se soubésseis como a fé beneficia o coração, e leva a alma ao arrependimento e à prece! A prece. Ah, como são tocantes as palavras que se desprendem dos lábios na hora da prece! Porque a prece é o orvalho divino, que suaviza o excessivo calor das paixões. Filha predileta da fé, leva-nos ao caminho que conduz a Deus. no recolhimento e na solidão. Encontrai-vos como Deus; e para vós o mistério se desfaz, porque se revela. Apóstolos do pensamento, a verdadeira vida se abre para nós! Vossa alma se liberta da matéria e se lança pelos infinitos e etéreos, que a pobre humanidade desconhece.
Marchai, marchai, pelos caminhos da prece, e ouvires a voz dos anjos! Que harmonia! Não são mais os ruídos confusos e as vozes gritantes da terra. São as liras dos arcanjos, as vozes doces e meigas dos serafins, mais leves que a brisa da manhã, quando brincam nas ramagens dos vossos arvoredos. Com que alegria então marchais! Vossa linguagem terrena não poderá exprimir jamais essa ventura, que vos impregna por todos os poros. Tão viva e refrescante é a fonte que bebemos através da prece! Doces vozes, inebriantes perfumes, que a alma ouve e respira, quando se lança, pela prece, a essas esferas desconhecidas e habitadas! São divinas todas as aspirações, quando livres dos desejos carnais. Vós também, com o Cristo, orai, carregando a vossa cruz para o Gólgota, para o vosso calvário. Levai-a, e sentireis as doces emoções que lhe passavam pela alma, embora carregasse o madeiro infamante. Sim, porque Ele ia morrer, mas para viver a vida celestial, na morada do Pai!





PAI NOSSO
(Meditado)

Pai nosso, que estais no céu, santificado seja o Vosso nome!

Meditação:

Cremos em Vós, Senhor, porque tudo nos revela o Vosso poder e a Vossa bondade. A harmonia do universo e a prova de uma sabedoria, de uma prudência, e de uma previdência que ultrapassam todas as faculdades humanas.
O nome de um ser soberanamente grande e sábio está inscrito em todas as obras da Criação, desde a relva humilde e do menor inseto, até os astros que se movem no espaço. Por toda parte, vemos a prova de uma solicitude paterna! Cego, pois, é aquele que não Vos glorifica nas Vossas obras, orgulhoso aquele que não Vos louva, e ingrato aquele que não Vos rende graças.

Venha a nós o Vosso Reino!

Senhor, destes aos homens leis plenas de sabedoria, que os fariam felizes, se eles as observassem. Com essas leis, poderiam estabelecer a paz e a justiça, e poderiam ajudar-se mutuamente. Em vezes de mutuamente se prejudicarem, como o fazem. O forte ampararia o fraco, em vez de esmagá-lo. Evitados seriam os males que nascem dos abusos e dos excessos de toda espécie. Todas as misérias deste mundo decorrem da violação das vossas leis, porque não há uma única infração que não traça suas conseqüências fatais.
Destes ao animal o instinto que lhe traça os limites do necessário, e ele naturalmente se conforma com isso. Mas, ao homem, além do instinto, destes a inteligência e a razão. E lhe destes ainda a liberdade de observar ou violar aqueles das vossas leis que pessoalmente lhe concernem, ou seja, a faculdade de escolher entre o bem e o mal, para que ele tenha o mérito e a responsabilidade dos seus atos.
Ninguém pode pretextar ignorância das vossas leis, porque, na vossa paternal providência, quiseste que elas fossem gravadas na consciência de cada um, sem nenhuma distinção de cultos ou de nacionalidade. Assim, aqueles que a violam, é porque vos desprezam.
Chegará o dia em que, segundo a vossa promessa, todos a praticarão. Então a incredulidade terá desaparecido, todos vos reconhecerão como o soberano Senhor de todas as coisas, e o primado de vossas leis estabelecerá o vosso Reino na Terra.
Dignai-vos, Senhor, de apressar o seu advento, dando aos homens a luz necessária para se conduzirem no caminho da liberdade.

Seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu!

Se a submissão é um dever do filho para com o pai, do interior para com o superior, quanto maior não será a da criatura para o seu Criador! Fazer a vossa vontade Senhor, é observar as vossas leis e submeter-se sem lamentações aos vossos desígnios divinos. O homem se tornará submisso aos vossos desígnios divinos. O homem se tornará submisso, quando compreender que Deus é a fonte de toda sabedoria, e que sem vós Ele nada pode. Fará então a vossa vontade na terra, como os efeitos a fazer no céu.

O pão nosso de cada dia nos daí hoje!

Dai-nos o alimento necessário à manutenção das forças físicas, e dai-nos também o alimento espiritual, para o desenvolvimento do nosso espírito.
O animal encontra a sua pastagem, mas o homem deve o seu alimento à sua própria atividade e aos recursos de sua inteligência, porque o criaste livre.
Vós lhe dissestes: “amassarão o teu pão com o suor do teu rosto” e com isso fizeste do trabalho uma obrigação, que o leva a exercitar a sua inteligência na procura dos meios de prover às suas necessidades e atender ao seu bem-estar: uns pelo trabalho material, outros pelo trabalho intelectual. Sem o trabalho, ele permaneceria estacionário e não poderia aspirar a felicidade dos espíritos superiores.
Assistis ao homem de boa vontade, que em vós confia para o necessário, minha não aquele que se compraz na ociosidade e gostaria de tudo obter sem esforço, nem ao que busca o supérfluo.
Quantos há que sucumbem por sua própria culpa, pela sua incúria, pela sua imprevidência ou pela sua ambição, por não terem querido contentar-se com que lhe destes! São esses os artífices do próprio infortúnio, e não têm o direito de queixar-se, pois são punidos naquilo mesmo em que pecaram. Mas mesmo a eles não abandonais, porque sois infinitamente misericordioso, e lhes estendeis a mão providencial, desde que, como filho pródigo, retornem sinceramente para vós.
Antes de nos lamentarmos de nossa sorte, perguntamos se ela é a nossa própria obra, a cada desgraça que nos atinja, verifiquemos se não poderíamos tê-la evitado, repitamos a nós mesmos que Deus nos deu a inteligência para sairmos do atoleiro, e que de nós depende aplicá-la bem.
Desde que a lei do trabalho condiciona a vida do homem na terra, dai-nos a coragem e a força de cumpri-la, dai-nos também a prudência e a moderação, a fim de não pormos a perder os seus frutos.
Dai-nos pois, Senhor, o pão nosso de cada dia, ou seja, os meios de adquirir pelo trabalho as coisas necessárias, pois ninguém tem o direito de reclamar o supérfluo.
Se estivermos impossibilitados de trabalhar, que confiemos na vossa providência.
Se estiver nos vossos desígnios provar-nos com as mais duras privações, não obstante os nossos esforços, aceitamo-lo como uma justa expiação das faltas que tivermos podido cometer nesta vida ou numa anterior, porque sabemos que sois justo, e que não há penas imerecidas, pois jamais castigais sem causa.
Preservai-nos, ó Senhor, de conceber a inveja contra os que possuem aquilo que não temos, ou mesmo contra os que dispõem de supérfluo, quando nos fales o necessário. Perdoai-lhes se esquecerem a lei de caridade e de amor ao próximo, que lhes ensinastes.
Afastai ainda de nosso espirito a idéia de negar a vossa justiça, ao ver a prosperidade do mal e a infelicidade que abate às vezes o homem de bem. Pois já sabemos, graças às novas luzes que ainda nos destes, que a vossa justiça sempre se cumpre e não faz exceção de ninguém, que a prosperidade material do maldoso é tão efêmera como a sua existência corporal, acarretando-lhe terríveis revezes, enquanto será eterno júbilo daquele que sofre com resignação.

Perdoai as nossas dívidas, assim como nós perdoamos os nossos devedores.

Cada uma das nossas infrações às vossas leis, Senhor, é uma ofensa que vos fazemos, e uma dívida contraída, que cedo ou tarde, teremos de pagar. Solicitamos a vossa infinita misericórdia a sua remissão, sob a promessa de empregarmos os nossos esforços em não contrair outras.
Fizestes da caridade para todos nós, uma lei expressa, mas a caridade não consiste unicamente em assistirmos os nossos semelhantes nas suas necessidades, pois consiste ainda no esquecimento e no perdão das ofensas. Com que direito reclamaríamos a vossa indulgência, se faltarmos com ela para aqueles de que nos queixamos?
Dai-nos, Senhor, a força de sufocar em nosso íntimo todo ressentimento. Todo ódio e todo rancor. Fazei que a morte não nos surpreenda com nenhum desejo de vingança no coração. Se vos aprouver retirar-nos hoje mesmo deste mundo, fazei que possamos nos apresentar a vós inteiramente limpos de animosidade, a exemplo do Cristo, cujas últimas palavras foram em favor dos seus algozes.
As perseguições que os maus nos fazem sofrer são parte das nossas provas terrenas: devemos aceitá-las sem murmurar, como todas as outras provas, sem maldizer os que, com as suas perversidades, nos abrem o caminho da felicidade eterna, pois vós nos dissestes, nas palavras de Jesus: “Bem-aventurados os que nos fere e nos humilha, porque as mortificações do corpo nos fortalecem a alma, e seremos levantados da nossa humildade.”
Bendito seja o vosso nome, Senhor, por nos haverdes ensinado que a nossa sorte não está irrevogavelmente fixada após a morte; que encontraremos, em outras existências, os meios de resgate e reparar as nossas falhas passadas, e de realizar numa nova vida aquilo que nesta não pudemos fazer, para o nosso adiantamento.
Assim se explicam, enfim, todas as aparentes anomalias da vida: a luz é lançada sobre o nosso passado e nosso futuro, com um sinal resplendente da vossa soberana justiça e da vossa infinita bondade.

Não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.

Dai-nos, Senhor, a força de resistir às sugestões dos maus espíritos, que tentarão desviar-nos da senda dobem, inspirando-nos maus pensamentos.
Mas nós somos, nós mesmos, espíritos imperfeitos, encarnados na terra para expiar nossas faltas e nos melhorarmos. A causa do mal está em nós próprios, e os maus espíritos apenas se aproveitam de nossas tendências viciosas, nas quais nos entretêm, para nos tentarem.
Cada imperfeição é uma porta aberta às suas influências, enquanto eles são impotentes e renunciar a qualquer tentativa contra os seres perfeitos. Tudo o que possamos fazer para afastá-los será inútil, se não lhes opusermos uma vontade inquebrantável na prática do bem, com absoluta renúncia ao mal. É, pois, contra nós mesmos que devemos dirigir os nossos esforços, e então os maus espíritos se afastarão naturalmente, porque o mal é o que os atrai, enquanto o bem os repele.
Senhor, amparai-nos em nossa fraqueza, inspirai-nos, pela voz dos nossos anjos guardiães e dos bons espíritos, a vontade de corrigirmos as nossas imperfeições, a fim de fecharmos a nossa alma ao acesso dos espíritos impuros.
O mal não é, portanto, vossa obra, Senhor, porque a fonte de todo o bem não pode engendrar nenhum mal. Somos nós mesmos que o criamos, ao infringir as vossas leis, e pelo mau uso que fazemos da liberdade que nos concedestes. Quando os homens observarem as vossas leis, o mal desaparecerá da terra, como já desapareceu dos mundos mais adiantados.
Não existe para ninguém a fatalidade do mal, que só parece irresistível para aqueles que nele se comprazem. Se temos vontade de fazê-lo, também poderemos ter a de fazer o bem. E é por isso, ó Senhor, que solicitamos a vossa assistência e a dos bons espíritos, para resistirmos a tentação.

Assim Seja!

Que vos apraza, Senhor, a realização dos nossos desejos! Inclinamo-nos, porém, diante da vossa infinita sabedoria. em todas as coisas que não nos é dado compreender, que sejam feitas segundo a vossa vontade e não segundo a nossa, porque vós só quereis o nossa bem, e sabeis melhor do que nós o que nos convém.
Nós vos dirigimos esta prece, Senhor, por nós mesmos, mas também por todas as criaturas sofredoras, encarnadas e desencarnadas, por nossos amigos e por nossos inimigos, por todos os que reclamam a nossa assistência, e em particular por fulano.
Suplicamos para todos a vossa misericórdia e a vossa bênção.
(nota: aqui podem ser feitos os agradecimentos a Deus pelas Graças concedidas, e formulados os pedidos que se queiram, para si mesmo e para os outros).







ORAÇÕES:

Pela Manhã:

Primeira =

Agradeço a Ti, meu Pai do céu, por Jesus Cristo, Teu Filho Amado, que me protegeste nesta noite de tudo que é mau e perigoso. Peço-Te que minha defendas também hoje de pecados e de tudo que é ruim, para que a minha alma e tudo o que faço Te agradem. Entrego a mim, ao meu corpo e minha alma e tudo em Tuas mãos. Teu Santo Anjo esteja a meu lado, para que o inimigo mau não se apodere de mim. Amém.

Segunda =

Senhor, no silêncio deste dia que amanhece, venho pedir-Te força, sabedoria, paz. Quero olhar hoje o mundo com olhos cheios de amor; ser paciente, compreensivo, justo, equilibrado; quero ver, além das aparências, Teus filhos, como Tu os vê, e assim só ver o bem em cada um. Cerra-me os ouvidos e toda calúnia, guarda minha língua de toda maldade. Que só de concórdia viva o meu espírito. Seja eu tão bom e alegre que quantos se achegarem a mim sintam Tua presença. Reveste-me interiormente de Tua beleza, Senhor, e no decurso deste dia eu Te revele a todos. Amém.


Pela Noite:
Primeira =

Meu Pai Celeste, graças Te dou, por Jesus Cristo, Teu Amado Filho, por me haveres protegido neste dia. peço-Te que me perdoes todos os meus pecados e o mal que cometi e me protejas por Tua Graça nesta noite. Em Tuas mãos me entrego, de corpo e alma, bem como todas as coisas. Esteja comigo o Teu Santo Anjo, para que o inimigo maligno, não tenha nenhum poder sobre mim. Amém.
Segunda =

Obrigado, Senhor, por tudo o que consegui fazer hoje. Para minha comunidade para quem trabalhei, pelos amigos que me deste. Dá gosto, Senhor, trabalhar Contigo na construção de uma humanidade mais feliz e de um mundo mais humano. No entanto, Senhor, Te peço perdão por aquilo que poderia Ter feito e não fiz. Poderia Ter dado e exigido um pouco mais de mim. Amanhã, porém, terei uma nova oportunidade. Farei aquilo que estiver dentro de minhas possibilidades.
Espero encontrar-Te novamente amanhã, fortalecido com Tua Graça, para realizar os propósitos que hoje renovo na Tua presença. Amém.

Terceira =

Boa noite, meu Pai, venho Te agradecer, mais um dia vivi, vivi por Teu amor.
Boa noite, meu Pai, fala o meu coração. Se eu falhei neste dia, peço o Teu perdão.
Meu Senhor, meu Pai, meu amigo vim agradecer esse dia que tive com amor para viver como irmão.
Se eu não fui perfeito, Senhor, modifica o meu coração. Para estar sempre ao Teu serviço e do meu irmão... Boa noite meu Pai!
Boa noite, meu Pai, um Teu filho Te diz: me unindo a Ti, serei mais feliz.
Boa noite, meu Pai, vim aqui Te pedir.
Não deixe que me esqueça um momento de Ti.
Meu Senhor, meu Pai, meu amigo, já vou descansar e em Ti deposito a esperança de um dia melhor.
Que amanhã possa te servir mais, com amor e compreensão e fazer por Ti tudo aquilo que ainda não fiz... Boa noite, meu Pai!


Ao Anjo da Guarda

Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a Ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, guarda, governa, ilumina. Amém.


Oração a São José

São José, Tu foste a árvore abençoada por Deus, não para dar frutos, mas para dar sombra; sombra protetora de Maria, Tua esposa; sombra de Jesus, que Te chamou de pai e ao qual Tu Te entregaste totalmente; Tua vida, feita de trabalho e de silêncio, me ensina a ser eficaz em todas as situações; me ensina, acima de tudo, a esperar na obscuridade firme na fé; sete dores e sete alegrias resumem Tua existência: foram as alegrias de Cristo e de Maria, expressão da Tua dedicação sem limites. Que Teu exemplo me acompanhe em todos os momentos: florescer onde a vontade do Pai me colocou; saber esperar, entregar-me sem reservas, até que a tristeza e a alegria dos outros sejam minha própria tristeza e minha própria alegria. Amém.


Obrigado, Senhor!

Senhor Deus, Pai do céu, todo dia recebemos de Ti, tudo o que é bom em grande quantidade. Diariamente nos proteges com misericórdia de tudo que é mau. Deixa-nos reconhecer tudo isso por intermédio de Teu Espírito, de todo o coração e na verdadeira fé, para que Te agradeçamos agora e sempre, por Tua grande bondade e misericórdia e Te louvemos por Jesus Cristo, Teu Filho, Nosso Senhor. Amém.





Abençoa e Protege-me Senhor!

Primeira =

Deus Pai, dá-nos em Tua Graça aquilo que pertence ao corpo e à Tua vida. Tu, Filho de Deus, livra-nos do pecado, sê misericordioso conosco e dá-nos Teu Espírito. Deus Espírito Santo, cura e nos consola, dá-nos força para resistir a todo mal e dá-nos, enfim, a vitória e a ressurreição da morte. Amém.

Segunda =

Querido Deus, Tu és meu Deus e Salvador. Liberta-me e livra-me de toda a injustiça da qual Tua palavra me acusa. Pequei contra Ti. Desobedeci a Teu mandamento.
Mas Tu, querido Senhor, perdoaste meu pecado. Encheste meu coração de confiança, para que me fosses misericordioso.
Por isso eu Te peço: permite que toda a comunidade a qual prejudiquei com meu comportamento, reconheça que me inocentaste de toda a minha culpa, para que também ela perdoe o meu pecado. Permite que nisso tudo a Tua palavra não seja estornada. Amém.


Protege-me Na Angústia, Senhor!

Primeira =

Deus, nenhum ser humano e, também, nenhuma outra criatura podem me ajudar ou consolar. Tão grande é minha miséria. Não é meu corpo que me preocupa, não é, absolutamente, nada de todos os bens passageiros de nossa vida. Por isso, somente Tu, que És Deus, podes me ajudar a ter dó de mim. Sem a Tua misericórdia tudo me parece terrível e doloroso. Por isso, peço por Tua misericórdia. Não imploro pela pequena misericórdia, a qual dedicas a mim em questões passageiras e em necessidade material. Suplico-Te, porém, por Tua grande misericórdia, que tenha compaixão da necessidade de minha alma. Amém.

Segunda =

Pai, estou em grande tentação. Não permitas que seja por isso enganado e desnorteado, não fique inseguro nem seja derrubado. Miséria e desgraça me humilham e afligem. Gostaria de livrar-me disso. Tu disseste: pedi e recebereis. Levando em consideração esta Tua palavra, humildemente, venho e peço. Amém.


Que A Fé Traga Frutos, Senhor.

Primeira =

Querido Deus, o que faço agora, quero fazer em nome de Jesus e na obediência que Te devo. Também quero fazê-lo com alegria. Mesmo que fracasse em muitas coisas e que o diabo me aperte, que mal me faria isso? Tua palavra me consola, pois ela me ensina que tudo o que faço ou sofro tem bom resultado. Meu Deus, agrada-Te de tudo e fica comigo com Tua Graça. Amém.

Segunda =

Cristo, querido Senhor e Mestre, revelaste a nós o correto significado de Tua palavra. Permite que a entendamos sempre melhor. Fortalece-nos através de Tua palavra e ajuda para que também vivamos e atuemos de acordo. A Ti seja louvor e gratidão com o Pai e o Espírito Santo para sempre e nos dê a força e sabedoria para fazer o que Te agrada. Amém.





Protege A Tua Igreja, Senhor.

Primeira =

Todo-Poderoso, Eterno, Misericordioso Pai, Pai de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, vemos e sentimos como está Tua Igreja nessa vida, qual a sua situação e como é atormentada de várias formas pelo diabo e pelo mundo. Por isso nós Te pedimos, pelo amor de Teu Filho: consola e conforta e fortalece nossos corações através de Teu Espírito Santo, para que não sejamos vencidos por tantos e tão grandes perigos. Impede os planos e atentados de teus inimigos; sim, mostra, declara e prova a todo mundo, por intermédio do Teu auxílio fiel e maravilhoso, que Te preocupas com Tua Igreja, que a governas, proteges, sustenta e salvas. Pois Tu vives e governas, um Deus Eterno, Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo, de eternidade. Amém.

Segunda =

Querido Deus, permite que aceitemos com gratidão Tua preciosa palavra. Concede que, pela Graça de Teu Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, reconheçamos Tua palavra sempre melhor e confiemos nela sempre mais. Mantém-nos firmes até o fim na confissão à Tua palavra salvadora. Amém.


Dá-nos Teu Corpo e Teu Sangue, Senhor!

Primeira =

Senhor Jesus Cristo, eu, uma pessoa indigna, desejo receber agora Teu corpo e Teu sangue. Não permitas que venha a se tornar juízo e condenação para mim, mas, segundo a Tua misericórdia, proteção e medicamento. Foi isso que me prometeste e assim me mandaste crer, Tu, que vives e Reinas com Deus, o Pai na unidade do Espírito Santo, para sempre. Amém.

Segunda =

Senhor, é verdade que não sou digno que entres em minha casa. No entanto, passo por necessidade e preciso de Tua ajuda e Graça para que possa viver diante de Ti. Não confio em mais ninguém. Acabo de ouvir as palavras que me deixam alegre: convidas também a mim à Tua mesa eme prometes, por teu corpo e sangue, perdoar todos os pecados, quando comer e beber esse sacramento. Amém, querido Senhor, Tua palavra é verdadeira. Disso eu não tenho dúvida. Confiante em Tua palavra, como e bebo Contigo. Que Tuas palavras se realizem para mim. Amém.


Ensina-nos A Viver No Batismo, Senhor!

Senhor, Santo Pai, Todo-Poderoso, Eterno Deus, de Ti vem, em verdade, toda a luz. Abençoa Teu filho... Ilumina-o com a luz de Teu conhecimento. Purifica e santifica-o para que se torne digno de receber a Graça de Teu batismo. Dá-lhe esperança, bom conselho e correta compreensão de Teu Evangelho, para que seja preparado receber e preservar a graça de Teu batismo, por Jesus Cristo, Nosso Senhor. Amém.


Oração Para Antes Das Refeições.

Senhor, que nos dá a alegria de estar à volta desta mesa; reúne-nos todos, um dia, no banquete do céu. Abençoa, Senhor, esta mesa e todos aqueles que a prepararam, e ajuda-nos também a repartir o nosso pão com aqueles que não o tem.


Oração Para Depois Das Refeições

Senhor, coloco-me diante de Ti em atitude de oração. Sei que Tu me vês, obrigado pelos Teus dons; obrigado por este alimento que nos permite melhor te servir em cada um de nossos irmãos.


Oração do Enfêrmo

Senhor, coloco-me diante de Ti em atitude de oração. Sei que Tu me vês, que Tu me penetras, me ouves. Sei que estou em Ti e que Tua força está em mim. Olha para este meu corpo marcado pelo sofrimento e triturado pela enfermidade. Tu sabes, Senhor, quanto me custa sofrer. Sei que Tu não Te comprazes com o sofrimento de Teus filhos.


Oração No Desânimo.

Meu Deus, a Ti eu clamo: Dentro de mim há trevas, mas em Ti encontro a luz. Estou sozinho, mas Tu não me abandonas. Estou desanimado, mas em Ti encontro auxílio. Estou inquieto, mas em Ti encontro a paz. Dentre de mim há amargura, mas em Ti encontro paciência. Não compreendo Teus planos, mas Tu conheces o meu caminho.


Oração Para Antes E Depois Do Trabalho.

Inspira nossas ações, Senhor, e acompanha-as com Teu auxílio, para que qualquer das nossas atividades tenha sempre em Ti o seu início e o seu cumprimento. Por Cristo, Nosso Senhor. Amém.




Oração Para Antes De Ler A Bíblia.

Meu Senhor e meu Pai! Envia Teu Espírito Santo para que eu compreenda e acolha Tua Santa Palavra! Que eu Te conheça e Te faça servir, Te louve e Te faça louvor por todas as criaturas. Faze, ó Pai, que pela leitura da palavra os pecadores se convertam, os justos perseverem na Graça e todos consigamos a vida eterna. Amém.


Oração Para Iniciar Uma Reunião.

Senhor, aqui estamos reunidos em Teu nome, desejosos de construir Teu Reino. Que o Espírito Santo, que enviaste aos nossos corações e mantém viva Tua presença em nós, nos ensine o que devemos refletir e os passos que devemos dar, para que, fortalecidos com Tua Graça, possamos realizar Teus desígnios. Sê Tu, Espírito Santo, o inspirador do nosso discernimento.
Ensina-nos a escutar os outros, a nos deixar iluminar por Suas luzes. Ensina-nos a propor e não impor e faze que busquemos sempre a verdade. Livra-nos da cegueira de quem acredita Ter razão, dos favoritísmos, de toda acepção de pessoas e da auto-suficiência. Une-nos a Ti para que nunca nos afastemos da verdade. Amém.


Oração Para Final de Reunião.

Senhor, nós te damos graças por este encontro no qual compartilhamos nossas alegrias e esperanças, ilusões e desilusões, projetos e dificuldades. Nós Te damos graças também por Tua bondade e Tua presença entre nós. Faze que cresça entre nós o Espírito Santo fraterno, tenhamos um só coração e uma só alma e sejamos uma comunidade. Amém.


Invocação Do Espírito Santo.

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor.
- Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado.
- E Renovareis a face da Terra.
Oremos: Ó Deus, que instruístes os corações dos Vossos fiéis com a Luz do Espírito Santo, fazei com que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo espírito e gozemos de Sua Consolação. Por Cristo Senhor, Nosso Senhor, aumentai a nossa fé e fazei brilhar em nossos corações a Luz do Espírito Santo. Amém.


Oração De São Francisco.

Senhor, fazei-me instrumento de Vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor.
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão.
Onde houver discórdia, que eu leve a união.
Onde houver dúvida, que eu leve a fé.
Onde houver erro que eu leve a verdade.
Onde houver desespero, que eu leve a esperança.
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria.
Onde houver trevas, que eu leve a luz. Ó Mestre;
Fazei que procure mais consolar que ser consolado;
Compreender que ser compreendido, amar que ser
amado;
Pois é dando que se recebe, é perdoando que se é
perdoado;
E é morrendo que se vive para a vida eterna. Amém.






Oração agradecendo: “Como É Bom Ter Família.”

É no campo da vida que se esconde um tesouro.
Vale mais do que ouro, mais que a prata que brilha.
É presente de Deus, é o céu já aqui em vida,
O amor mora ali e chama família.
Até mesmo o céu desejou ser família,
Para que a família desejasse ser céu.
Nela se faz a paz no ouvir, no falar.
E na arte da amar o amargor, vira mel.
“Como é bom Ter a minha família, como é bom!”
Vale a pena vender tudo o mais para poder comprar.
Esse campo que esconde um tesouro, que é puro Dom.
É meu ouro, meu céu, minha paz, minha vida, meu lar.
Na família a mentira não se dá com a verdade,
e a felicidade sabe o peso da cruz,
porque lá há amor, há renúncia, e perdão,
há também oração e o chefe é Jesus.
Surgem falsos brilhantes enganando a família,
tão sutil armadilha de um doce sabor.
A riqueza maior é Deus a presença
na saúde, na doença, na alegria e na dor.
Ó, Senhor, por mais numerosa que ela seja,
Esteja sempre presente entre nós;
Assim todos os membros estarão reunidos.
Amém.


ORAÇÃO DOS 12 PASSOS.

Oh, Senhor! Venho diante de Ti suplicar humildade para admitir que sou impotente perante o álcool e confessar, Senhor, que perdi o domínio sobre a minha vida. Rogo-Te Senhor para devolver-me à sanidade há muito perdida. Conduz minha vontade hoje e sempre, Senhor, e dá-me coragem para colocar minha vida em Tuas mãos. Fazei-me Senhor compreendê-Lo segundo meu entendimento. Ilumine os meus passos, Senhor, para que eu possa transformar o meu orgulho em amor próprio; minha avareza em segurança, minha preguiça em descanso, minha luxúria em energia vital. Dai-me força, Senhor, para que eu aplaque minha ira, e que transforme minha gula em necessidade de alimento. Não deixe que eu sucumba diante da inveja. Permita-me, Senhor que eu enxergue além das minhas falhas e possa fazer delas instrumento para meu aprendizado. Remova, Senhor, os defeitos do meu caráter. Que eu possa reparar todo o mal que pratiquei sem prejudicar a quem quer que seja. E que a partir de hoje, Senhor, eu possa admitir meus erros sem me sentir culpado. Que eu leve esta mensagem, Senhor, a todos aqueles que assim como eu sofreram por não conseguir se entregar a Ti.
























ORAÇÕES PESSOAIS. (Espíritas)

Aos espíritos.

1 – Espíritos sábios e benevolentes, mensageiros de Deus, cuja missão é assistir aos homens e conduzi-los pelo bom caminho, amparai-me nas provas desta vida; dai-me a força de sofrê-las sem lamentações; desviai de mim os maus pensamentos, e fazei que eu não dê acesso a nenhum dos maus pensamentos, e fazei que eu não dê aceso a nenhum dos maus espíritos que tentariam induzir-me ao mal. Esclarecei a minha consciência sobre os meus próprios defeitos, e tirai-me dos olhos o véu do orgulho, que poderiam impedir-me de percebê-los e de confessá-los a mim mesmo. Vós, sobretudo, meu anjo guardião, que velais mais particularmente por mim, e vós todos, espíritos protetores, que vos interessais por mim, fazei que eu me torne digno da vossa benevolência. Vós conheceis as minhas necessidades; que elas sejam satisfeitas segundo a vontade de Deus.


2 – Meu Deus, permiti que os bons espíritos que me assistem possam ajudar-me, quando me achar em dificuldades, e amparar-me nas minhas vacilações. Senhor, que eles me inspirem a fé, a esperança e a caridade; que sejam para mim um apoio, uma esperança e uma prova da vossa misericórdia. Fazei, enfim, que eu neles encontre a força que me faltar nas provas da vida, e para resistir às sugestões do mal, a fé que salva e o amor que consola.


3 – Espíritos amados, anjos guardiães, vós a quem Deus, na sua infinita misericórdia, permite velarem, pelos homens, sede o nosso amparo nas provas desta vida terrena. Dai-nos a força, a coragem e a resignação; que vossa doce influência impregne as nossas almas; fazei que sintamos a presença, ao nosso lado, de um amigo devotado, que assista os nossos sofrimentos e participe das nossas alegrias. E vós, meu anjo bom, nunca me abandoneis. Necessito de toda a vossa proteção, para suportar com fé e amor as provas que Deus quiser enviar-me.


Para Afastar Maus Espíritos.

1 – Em nome de Deus Todo-Poderoso, que os maus espíritos se afastem de mim, e que os bons me defendam deles! Espíritos malfazejos, que inspirais maus pensamentos aos homens; espíritos zombeteiros, que zombais da sua credulidade, eu vos repito com todas as minhas forças e fecho os meus ouvidos às vossas sugestões, mas peço para vós a misericórdia de Deus.
bons espíritos, que me assistis, dai-me a força de resistir à influência dos maus espíritos, e as luzes necessárias para não cair nas suas tramas. Preservai-me do orgulho e da presunção, afastai do meu coração o ciúme, o ódio, a malevolência, e todos os sentimentos contrários à caridade, que são outras tantas portas abertas aos espíritos maus.


Para Corrigir Um Defeito.

Vós me destes, meu Deus, a inteligência necessária para distinguir o bem do mal. Assim, ao reconhecer que uma coisa é má, sou culpado de não me esforçar para resistir à sua tentação. Preservai-me do orgulho, que poderá me impedir de perceber os meus defeitos, e dos maus espíritos, que poderiam me incitar a perseverar neles. Entre as minhas imperfeições, reconheço que sou particularmente inclinado a..., e se não resisto ao seu arrastamento, é por causa do hábito que adquiri de ceder-lhe. Vós não criastes culpado, porque sois justo, mas com igual aptidão para o bem e o mal. Se preferi o mau caminho, foi em virtude de meu livre-arbítrio. Mas, pela mesma razão que tive a liberdade ao fazer o mal, tenho também a de fazer o bem, e portanto a de mudar o caminho.
Meus defeitos atuais são o resto das imperfeições que trouxe de minhas existências precedentes. São, pois, o meu pecado original, de que posso livrar-me pela minha vontade, com a assistência dos bons espíritos. Protegei-me, portanto, espíritos bondosos; sobretudo vós, meu anjo guardião, dando-me a força de resistir às más sugestões e de sair vitorioso da luta. Os defeitos são a barreira que nos separam de Deus, e cada defeito superado é um passo que damos para nos aproximarmos dele. Ó Senhor, na sua infinita misericórdia, houve por bem conceder-me a existência atual, para que sirva ao meu adiantamento. Bons espíritos, ajudai-me a aproveitá-la, a fim de que ela não se torne perdida para mim. E quando aprouver ao Senhor me retirar dela, que eu possa sair melhor do que entrei.


Para Resistir A Uma Tentação.

Deus Todo-Poderoso, não me deixe sucumbir à tentação de cair no erro! Espíritos benevolentes que me protegeis, desviai de mim este mau pensamento, e dai-me a força de resistir à sugestão do mal. Se eu sucumbir, merecerei a expiação da minha falha nesta mesma existência e em outra, porque sou livre para escolher.


Graças Por Uma Vitoria Sobre A Tentação.

Meu Deus, eu vos agradeço por me haverdes permitido sair vitorioso da luta que tive de sustentar contra o mal. Fazei que esta vitória me dê a força de resistir a novas tentações. E vós, meu anjo guardião, recebei o meu agradecimento pela assistência que me destes. Que a minha submissão aos vossos conselhos me faça merecer novamente a vossa proteção.




Para Pedir Um Conselho.

1 – Em nome de Deus Todo-Poderoso, vós, bons espíritos que me protegeis, inspirai-me a melhor decisão a tomar, na incerteza em que me encontro. Dirigi o meu pensamento para o bem, e desviai a influência dos que tentam enganar-me.


2 – Deus Todo-Poderoso, que vedes as nossas misérias, dignai-vos ouvir favoravelmente o pedido que vos faço neste momento. Se for inconveniente o meu pedido, perdoai-me; e se for justo e útil aos vossos olhos, que os bons espíritos, executores de vossos desígnios venham ajudar-me na sua realização. Como quer que seja, meu Deus, seja feita a vossa vontade. Se os meus desejos não forem atendidos, é que desejais experimentar-me, e submeto-me sem murmurar. Fazei que eu não me desanime de maneira alguma, e que nem a minha fé, nem a minha resignação sejam abaladas.


Graças Por Um Favor Obtido.

Deus infinitamente bom, humildemente agradeço os benefícios que me concedestes. Eu seria indigno de vossa bondade, se os atribuísse ao acaso ou aos meus próprios méritos. Bons espíritos, que executastes os desígnios de Deus, e vós sobretudo, meu anjo guardião, aceitai o meu agradecimento. Afastai de mim a idéia de orgulhar-me, e de aplicar o que recebi em qualquer sentido que não seja o bem. Agradeço-vos particularmente....(citar o benefício)


Submissão e Resignação.

1 – Meu Deus, soberana é a vossa justiça: todo sofrimento neste mundo, portanto, deve ter uma causa justa e a sua utilidade. Aceito a aflição que estou provando (ou que acabo de provar) como uma expiação para as minhas faltas passadas e uma prova com vistas ao futuro. Bons espíritos que me protegem, dai-me a força de a suportar sem murmurar (ou de a lembrar sem queixa); fazei que eu a encare como uma advertência providencial; que ela enriqueça a minha experiência; que abata o meu orgulho e diminua a minha ambição, a minha tola vaidade e o meu egoísmo; que contribua, enfim, para o seu adiantamento.


2 – Sinto, meu Deus, a necessidade de orar para vos pedir as forças necessárias a suportar as provas que me enviastes. Permiti que a luz se faça em meu espirito, com a devida intensidade, para que eu possa apreciar toda a extensão de um amor que me aflige porque me quer salvar! Submeto-me com resignação, ó meu Deus, ai de mim! É tão frágil a criatura humana que, se não me sustentardes, poderei sucumbir! Não me abandoneis, Senhor, pois sem o vosso amparo eu nada posso!


3 – Elevei o meu olhar para ti, ó eterno, e me senti fortalecido. Porque és a minha força, e te peço, meu deus, que não me abandones! Estou esmagado ao peso das minhas iniqüidades! Ajuda-me, pois conhecer a fraqueza de minha carne! Não afastes de mim o teu olhar! Estou devorado por uma sede ardente. Faze brotar a fonte de água viva, que me dessedentará! Que meus lábios só se abram para te louvar, e não para reclamar das aflições da vida. Sou fraco, Senhor, mas o teu amor me sustentará. Ó eterno, só tu és grande, só tu és a razão e o fim da minha vida! Seja bendito o teu nome, quando me feres, pois tu és o Senhor e eu o servo infiel. Curvarei a fronte sem uma queixa, porque só tu és grande, só tu és o alvo das nossas vidas!






Diante de Um Perigo.

Deus Todo-Poderoso, e vós, meu anjo guardião, socorrei-me! Se devo sucumbir, que faça a vontade de Deus! se for salvo, que possa reparar o mal praticado e do qual me arrependo!


Ao Escapar de um Perigo.

Meu Deus, e vós, meu anjo guardião, agradeço-vos o socorro que me destes no perigo que me ameaçou. Que esse perigo seja uma advertência para mim, e que me esclareça sobre os motivos que o atraíram para a minha vida. Compreendo, Senhor, que ela está em vossas mãos, e que podeis retirá-la quando quiserdes. Inspirai-me, através dos bons espíritos que me assistem, a idéia de bem empregar o tempo que me concedeste, neste mundo! Meu anjo guardião, sustentai-me na decisão de corrigir os meus erros e fazer todo o bem que estiver ao meu alcance, a fim de chegar ao mundo dos espíritos com menos imperfeições, quando aprouver a Deus me chamar!


No Momento de Dormir.

Minha alma vai encontrar-se por um instante com os outros espíritos. Que venham os bons ajudar-me com os seus conselhos. Meu anjo guardião, fazei que ao acordar eu possa conservar uma impressão durável e benéfica desse encontro!


Prece Pelos Outros.

Meu Deus de infinita bondade, dignai-vos abrandar a amargura da situação de fulano, se assim for da vossa vontade! bons espíritos, em nome de Deus Todo-Poderoso eu vos peço assistência para as suas aflições. Se, no seu próprio benefício, elas não podem ser diminuídas, fazei-lhe compreender que elas são necessárias ao seu adiantamento. dai-lhe a confiança em Deus e no futuro, que as tornará menos amargas. Dai-lhe também a força de não sucumbir ao desespero, o que lhe faria perder os benefícios e tornaria a substituição futura ainda mais penosa. Revertei o meu pensamento para ele, e que assim eu possa ajudá-lo a sustentar a coragem necessária.


Graças por Benefícios Concedido A Outro.

Senhor, agradeço-vos a felicidade concedida a fulano. Bons espíritos, fazei que ele veja nesse benefício uma conseqüência da bondade de Deus. se o bem lhe é dado constitui uma prova, inspirai-lhe o pensamento de bem empregá-lo e de não se envaidecer para não transformá-lo em prejuízo futuro. Vós, meu bom espírito, que me protegeis e desejais a minha felicidade, afastai-me de mim qualquer sentimento de inveja ou de ciúme.


Ato de Caridade.

“Meu Deus, eu vos amo de todo o meu coração e sobre todas as coisas porque sois infinitamente bom e digno de todo o amor. Quero antes morrer que vos ofender. Por vosso amor, amo ao meu próximo como a mim mesmo, perdôo aos que me tiverem feito mal e peço perdão a todos a quem tiver ofendido”


Ato de Contrição.

“Senhor meu Jesus Cristo, Deus e homem verdadeiro, criador e redentor meu, por serdes vós quem sois sumamente bom e digno de ser amado sobre todas as coisas e porque assim vos ter ofendido; pesa-me, Senhor, de todo o meu coração de vos ter ofendido; pesa-me também por ter perdido o céu e merecido o inferno; mas propondo firmemente, ajudado com os auxílios de vossa divina Graça, emendar-me e nunca mais vos tornar a ofender, espero alcançar o perdão de minhas culpas, pela vossa infinita misericórdia. Amém!”


Ato de Esperança.

“Espero, ó meu Deus, com firme confiança que, pelos merecimentos de Jesus Cristo me dareis a salvação eterna e as Graças para consegui-las, porque nós, sumamente bom e poderoso, já o prometestes aos que observarem fielmente os vossos mandamentos como o proponho fazer com o vosso auxílio.”


Ato de Fé.

“Meu Deus, creio firmemente que sois um só Deus em, três pessoas realmente distintas, Pai, Filho e Espírito Santo. Creio que o vosso Filho se fez homem, padeceu e morreu na cruz para nos salvar e que ao terceiro dia ressurgiu dos mortos e ainda virá para julgar a todos, e que dará o céu aos bons e o inferno aos maus , para sempre.”


Oração de Auto-Estima e Agradecimento.

“Eu e Deus somos uma só unidade Todo-Poderosa, por isso estou em paz e irradio paz para todas as pessoas. Perdôo a mim mesmo de coração e irradio perdão e boa vontade para todas as pessoas. O poder infinito, que está em mim me envolve no seu amor, e envolve a tudo e a todos, por isso o mundo é bom e transmite bondade, boa vontade, harmonia e fraternidade. Desejo todas as bênçãos para a minha família e eles são protegidos pela inteligência infinita. Isso é bom. Estou alegre e perfeitamente bem fisicamente e mentalmente. A cada manhã acordo radiante, contemplando em mim as belezas da vida. A cada dia sinto-me melhor e melhor em todos os sentidos. Assim é e assim será. Tudo se fará conforme a minha crença. Que bom! Muito obrigado.”


Oração Contra Traumas e Choques do Passado.

“Eu sou filho de Deus perfeito, estou em, absoluta harmonia com Deus, com o universo e comigo mesmo, - “com convicção” – todos os acontecimentos passados são degraus da minha subida para o progresso para a felicidade, para o amor verdadeiro, para a saúde completa, para a abundância total. Sou guiado e protegido divinamente. Agora vivo em paz e tranqüilo e o meu futuro será a colheita abundante de todas essas boas coisas que agora estou semeando na mente. Daqui para frente só me acontecem coisas boas, porque a luz divina ilumina todos os meus caminhos. Amém!”


Oração Agradecendo Uma Cura.

“Muito obrigado, Senhor pela cura. Muito obrigado porque tu me ouviste. Tu sempre ouves com bondade e amor a todo aquele que acredita no teu poder. Sei que a tua palavra realizou em mim a perfeição, por isso sou uma pessoa sadia, curada, perfeita, alegre e bem-sucedida. Meu corpo, minha mente e meu coração agora estão em harmonia. Estou em paz, feliz e agradecido. Pelo milagre da palavra, tudo aconteceu em mim, conforme a minha crença. Estou curado. Alcancei o que tanto desejei. Muito obrigado. Amém!”


Lembrai-vos.

“Lembrai-vos, oh, piíssima Virgem Maria que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que têm recorrido à vossa proteção, implorando a vossa assistência e reclamando o vosso socorro, fosse por vós desamparado. Animado, pois eu com igual confiança, a vós, oh Virgem, entre todas singular, como a mãe recorro, de vós me valho e, gemendo sob o peso de meus pecados, me prostro aos vossos pés. Não desprezeis as minhas súplicas, oh mãe do verbo de Deus humanado, mas dignai-vos de as ouvir propícia e de me alcançar o que vos rogo. Amém!”



Nenhum comentário: