Adicção, A.A., N.A., Doze Passos, Reflexões, Literatura, Clínica, Comunidade, Espiritualidade

TEMAS SOBRE ALCOÓLICOS E NARCOTICOS ANONIMOS, DOZE PASSOS, REFLEXOES, CLINICAS, COMUNIDADES, ESPIRITUALIDADE. ESPERO COM ESSAS MATERIAS, ESTAR COLABORANDO COM ALGUEM, EM ALGUM LUGAR, EM ALGUM MOMENTO DE SUA VIDA !

sábado, 3 de novembro de 2007

Auto Imagem

AUTO-IMAGEM.
“O Longo Caminho da Mudança.”

E o Poder Superior, colocou no início da grande jornada da vida, dois caminhos, que nos levariam à meta final: o longínquo ponto a ser atingido. Uma linha reta e uma curva.
A linha reta da vida sólida, da crença, da inocência, da verdade.
A linha curva da vida de culpas, da felicidade fugaz e fingida, do “trabalho em cavar seu próprio poço de infelicidades”.
Reneguei a linha reta, desprezei-a, queira a vida farta e fácil. Queria seguir meus próprios impulsos num caminho já aparado e sem empecilhos, amores fúteis e fáceis.
Eu era feliz assim com esta auto-imagem que eu mesmo havia criado; bom emprego, uma casa, um lar, esposa e filhos. E que dizer das amizades, onde nos meus redutos de uma sociedade colaborativa e benevolente, ou ainda em bares e botequins, eu era o que gostaria de ser naquele momento, o ser feliz com todo o conhecimento do mundo, cheio de “mas” e “poréns”. E fui “tocando” minha vida.
Convidado que era para todas as festas e festinhas, eu era aquele que não podia faltar; contador de causos, de piadas, riso fácil, sempre e principalmente após as primeiras doses, que iam num crescente até quando não mais me agüentavam.
Então, algumas vezes, gentilmente era convidado a ir para casa “descansar”. Mas, eu voltava sempre a cada novo convite para uma nova festa, porém, com uma “máscara nova”, isto é, tentava mudar minha imagem do desgaste anterior.
Na mesma proporção que crescia em mim uma estranha e até então desconhecida compulsão e obsessão pelo álcool na forma de cerveja ou qualquer outra bebida, as festas, os amigos foram rareando, praticamente sumiram.
Também via meu emprego seriamente ameaçado.
O sofrimento e o sentimento de solidão começaram a fazer parte do meu ser.
Via que me tornara impotente perante o álcool, minha vida estava ingovernável pelo meu “eu”; ele havia tomado conta.
Foi aí que passei a contemplar a mim mesmo vendo que seria muito mais verídico que não existisse mais. sim, porque na realidade as fantasias e a boa fase de sonhos e glórias estão terminando; as mudanças de máscaras, personalidade e da maneira de agir já não funcionam mais.
Fui descoberto! (como se já não soubessem). E o sofrimento aparece; aumenta gradativa e constantemente.
O meu lar pouco a pouco se desmoronava, apesar de toda capacidade e compreensão adquirida pela minha esposa com sua freqüência ao Al-Anon, com discussões, brigas que já não consideravam a presença de meus filhos, que também se afastavam ante minha presença. Não mais traziam seus amigos quando eu estava em casa. Também estavam tornando-se solitários e tristes. Eu não me apercebia dos efeitos e nem que eu era a causa. Meu cérebro recusava-se em pensar ou sentir-se culpado.
Já não conseguia fazer nada nem pensar sem tomar doses e mais doses; aí, ficava com a sensação de que todos os meus problemas haviam terminado pelo menos enquanto ainda existisse álcool em meu corpo.
Foi nesse crescente sem fim de problemas sem conta, de uma luta interna em pensar, mas não acreditar, que o álcool já estava comandando minha vida, dominando quase que completamente minha maneira de pensar e agir, que senti necessidade de ajuda.
Então começaram minhas idas e vindas por médicos, centros e retiros espirituais, enfim, tudo o que me era indicado e... nada.
O álcool ainda era parte integrante do meu ser.
Até que um dia, abatido, derrotado, após mais um convite de minha esposa para assistir sem compromisso uma reunião de Alcoólicos Anônimos, eu fui.
Cheguei então numa sala com diversas pessoas, onde mesmo sem me apresentar, apertaram minha mão, deram-me boas-vindas e disseram-me (imaginem, eu o roto e esfarrapado moral, física e espiritualmente): “você é a pessoa mais importante neste dia nesta reunião.”
E foi ali, numa pequena saleta, que fui abordado por um companheiro que, na sua sinceridade, me contou toda vida de ativa, seu sofrimento, e também sua recuperação.
Ali me falou sobre esta doença física, mental e espiritual chamada alcoolismo, incurável e mortal, mas que pode ser detida.
Após estes esclarecimentos, algo mudou em mim, e de maneira positiva.
Minha mente sentiu este lampejo de que havia uma solução, afinal eu era um doente, não precisava envergonhar-me e podia me tratar.
Agora dependia exclusivamente de mim. Disse-me também que era importante reacender minha fé, já que Alcoólicos Anônimos é um programa baseado na espiritualidade, voltar a acreditar em um Poder Superior que eu mesmo podia conceber.
Concebi com meu Poder Superior um Deus amantíssimo, imparcial e bondoso.
Sendo assim, passei a freqüentar as reuniões, dedicar-me à literatura de a e tentar praticar, dentro de minhas possibilidades e compreensão, os doze passos, as doze tradições e os doze conceitos, que formam os nossos 36 princípios espirituais.
Minhas dificuldades simplesmente não terminaram aí, mas já tinha forças para contornar, superá-las ou compreendê-las melhor.
Aprendi o maior dos bens; o de saber perdoar-me, pois assim tornou-se mais fácil compreender o próximo.
Hoje, sinto-me feliz em integrar este enorme “mundão”, mesmo como uma gotinha, um grão de areia neste imenso mar humano.
Já posso sonhar sem me deixar vencer pelos próprios sonhos.
Hoje acredito, estou criando estas condições de cuidar-me com serenidade, coragem, sabedoria e principalmente fé neste meus Poder Superior.
E é assim nesta fartura de felicidade que olho para dentro de mim mesmo e vejo a tremenda e benéfica mudança que ocorreu no meu modo de ser e de minha auto-imagem.



Nenhum comentário: