Adicção, A.A., N.A., Doze Passos, Reflexões, Literatura, Clínica, Comunidade, Espiritualidade

TEMAS SOBRE ALCOÓLICOS E NARCOTICOS ANONIMOS, DOZE PASSOS, REFLEXOES, CLINICAS, COMUNIDADES, ESPIRITUALIDADE. ESPERO COM ESSAS MATERIAS, ESTAR COLABORANDO COM ALGUEM, EM ALGUM LUGAR, EM ALGUM MOMENTO DE SUA VIDA !

sábado, 3 de novembro de 2007

Atos dos Apóstolos

Versículos Bíblicos

Provérbios =

Palavras dos Sábios

Escrevi para você, trinta máximas, contendo conselhos e conhecimentos extraídos da bíblia, espero que medite profundamente sobre eles.

Preste atenção, ouça as Palavras dos Sábios, guarde-as em sua mente, e as aplique em sua vida. Você vai gostar de tê-las, de cor, na ponta da língua.

-1-

Não explore o fraco por ser fraco, nem oprima o pobre no tribunal, porque Deus defendera a causa deles e tirara a vida daqueles que os tiverem oprimido.

-2-

Não se junte com pessoas coléricas, nem freqüente a casa de gente raivosa. Você poderia acostumar-se com o modo delas e criar uma armadilha para si mesmo.

-3-

Não seja como aqueles que se comprometem facilmente, tornando-se fiador de dividas. Se você não tiver com que pagar, eles tomarão ate a cama onde você dorme.

-4-

Não desloque as divisas de terra que os seus antepassados colocaram.



-5-

Você já viu um homem perito no seu trabalho? Ele será contratado para servir a reis, e não a pessoas sem importância.

-6-

Quando você estiver comendo ao lado de um chefe, preste atenção na pessoa que está à sua frente. Se você estiver com fome, coloque uma faca na garganta, e não cobice as comidas dele, porque é alimento enganador.

-7-

Não se empenhe em adquirir riqueza, nem gaste sua inteligência com isso, pois basta você olhar, e ela não existe mais: baterá as asas como águia e voará pelo céu.

-8-

Não coma na casa do invejoso, nem cobice as comidas dele, pois ele só pensa em si mesmo. Ele diz: “Coma e beba!” Mas não e sincero com você. Então você vomitará o bocado que comeu e desperdiçará palavras gentis.

-9-

Não perca tempo falando com nenhum insensato, porque ele vai desprezar suas palavras sabias.

-10-

Não desloque a divisa da terra, nem invada o campo dos órfãos, pois o defensor deles é forte e defenderá contra você a causa deles.

-11-

Discipline sua mente e preste atenção aos conselhos da experiência.
-12-

Não deixe de disciplinar o jovem. Se você o corrigir com vara, ele não morrera. Quanto a você, corrija com vara o jovem, e o estará livrando da morte.

-13-

Meu filho, se você se tornar sábio, eu me alegrarei. Ficarei muito contente quando seus lábios falarem com retidão.

-14-

Não tenha inveja dos pecadores, mas tenha sempre o temor de Deus, pois é certo que assim você terá futuro, e sua esperança não fracassará.

-15-

Escute, meu filho: torne-se sábio, e forme bem a sua mente. Não se junte aos beberrões, nem ande com os comilões, pois o beberrão e o comilão empobrecem, e o dorminhoco se veste com trapos.

-16-

De ouvidos, a seu pai, porque ele gerou você, e não despreze a velhice de sua mãe. Compre a verdade e não venda a sabedoria, a disciplina e a inteligência. O pai justo ficara muito contente, e quem gera um filho sábio se alegrara. Que seu pai se alegre, e fique contente aquela que gerou você.


-17-

Meu filho, me dê atenção e aceite de boa vontade o meu exemplo, pois a prostituta é cova profunda e a estrangeira é poço estreito. Ela fica de emboscada como ladrão e multiplica traições entre os homens.

-18-

Para quem são os gemidos? Para quem os lamentos? Para quem as brigas? Para quem as queixas? Para quem os ferimentos sem motivo? Para quem os olhos vermelhos? São para aqueles que bebem o dia inteiro e vivem procurando bebidas misturadas. Não fique fascinado pelo vinho, vendo sua cor e seu brilho, enquanto escorre suavemente no copo. No fim, ele morde como cobra e fere como víbora. Então seus olhos verão coisas absurdas. Você ficará como quem está deitado em alto mar ou sentado no topo de um mastro. “Bateram em mim, e eu não senti nada! Eles me deram uma surra, e eu nem percebi! Quando me levantar, vou continuar a beber.”

-19-

Não tenha inveja, dos maus, nem deseje viver com eles, porque o coração deles trama violência, e seus lábios só falam maldades.

-20-

Com a Sabedoria se constrói a casa, e com prudência ela se firma. Pelo conhecimento, os quartos ficam cheios de bens preciosos e agradáveis.

-21-

É melhor ser sábio que ser forte, e o conhecimento vale mais que a forca. É com estratagemas que se faz a guerra, e a vitória depende do numero de conselheiros.

-22-

Para o tolo a sabedoria é coisa inacessível, e no tribunal ele não abrirá a boca.

-23-

Quem planeja o mal será chamado de intrigante. O propósito do tolo é o pecado, e o zombador é detestado pelos homens.

-24-

Se você fraqueja no dia da desgraça, é sinal de que a sua força é bem pequena.

-25-

Liberte os condenados a morte, e não abandone os que são arrastados ao suplicio. Você pode dizer que não tem nada com isso, mas Deus pesa os corações e tomará conhecimento. Aquele que vigia sobre a sua vida sabe de tudo, e pagara a cada um conforme as obras que tiver feito.

-26-

Meu filho, coma o mel, porque ele faz bem; o favo de mel é gostoso na boca. Saiba que também a sabedoria e assim: se você a encontrar, terá futuro, e sua esperança não fracassará.

-27-

Não fique cercando a casa do justo, nem lhe destrua a morada, porque o justo pode cair sete vezes, mas ele se levanta, enquanto os ímpios se afundam na desgraça.

-28-

Não fique alegre quando o seu inimigo cai, e não festeje quando ele tropeça. Deus poderia ver isso, ficar irritado, e desviar a ira contra você.

-29-

Não fique irritado por causa dos maus, nem tenha inveja dos injustos, , porque o mau não tem futuro, e a lâmpada dos injustos se apagará.

-30-

Meu filho, tema a Deus e ao rei; e não se revolte contra nenhum dos dois, porque de repente eles se vingarão, e quem sabe com que furor.







Nenhum comentário: