Adicção, A.A., N.A., Doze Passos, Reflexões, Literatura, Clínica, Comunidade, Espiritualidade

TEMAS SOBRE ALCOÓLICOS E NARCOTICOS ANONIMOS, DOZE PASSOS, REFLEXOES, CLINICAS, COMUNIDADES, ESPIRITUALIDADE. ESPERO COM ESSAS MATERIAS, ESTAR COLABORANDO COM ALGUEM, EM ALGUM LUGAR, EM ALGUM MOMENTO DE SUA VIDA !

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Pensamentos filosoficos 1

Alguns pensamentos profundos e algumas explicações científicas que nos levam a uma maturidade e melhor conhecimento daquilo que mais fantástico tem o ser humano: A mente.

· Quando o mundo nos abandona, a solidão é superável, mas quando nós mesmos nos abandonamos, a solidão é quase insuportável.

· Que loucura é pensar! Somos uma usina de pensamentos extremamente sofisticada, mas estamos tão atarefados em procurar sobreviver que não percebemos este espetáculo.

· Não existe lembrança pura do passado. O passado é sempre reconstruído no presente com micro diferenças devido as variáveis multifocais que participam do processo de leitura da memória. O presente relê o passado num processo contínuo, indicando que há uma revolução criativa em cada ser humano.

· O registro na memória é involuntário, produzido pelo fenômeno RAM (Registro Automático da Memória).

· A memória se abre por janelas que são territórios de leituras, e é o estado emocional que determina o grau de abertura dessas janelas. Se a emoção estiver tensa, ela fecha as janelas e bloqueia a racionalidade, levando o ser humano a reagir por instinto, como um animal. Se a emoção estiver serena e tranqüila, abrem-se as janelas da memória e expande-se a arte de pensar.

· A construção de pensamentos é multifocal. Há quatro fenômenos que participam dessa construção: A) o “eu” – representa a capacidade consciente de decidir. B) o fenômeno do autofluxo, que produz milhares de pensamentos diários, que por sua vez geram a maior fonte de entretenimento (pensamentos saudáveis) ou de terror psíquico (pensamentos perturbadores). C) o fenômeno da autochecagem da memória (gatilho da memória, que define os estímulos, ou seja, decifra instantaneamente as imagens e os sons do ambiente). D) a âncora da memória (janelas da memória, que são as áreas especificas de leitura). Os três últimos fenômenos são inconscientes.

· Tive a felicidade de descobrir a síndrome do pensamento acelerado (SPA) e a infelicidade de saber que a maior parte da população mundial é portadora dessa síndrome.
O SPA é decorrente do aumento exagerado da construção de pensamentos por parte dos quatro fenômenos anteriores. (a cada cinco anos dobra o conhecimento, enquanto no passado dobrava a cada 200 anos) mexemos perigosamente na caixa preta do funcionamento da mente através, do excesso de estímulos da tv, da paranóia do consumismo, das pressões sociais, da competição excessiva. Nas sociedades modernas, o normal é ser doente e estressado, o anormal é ser saudável, ter tempo para amar, sonhar, contemplar as coisas simples. Primeira implicação: mente agitada, sofrer por antecipação, esquecimento. Segunda implicação: a juventude mundial viaja em suas fantasias e idéias, não se concentra, tem conversas paralelas e tumultua o ambiente da sala de aula. O sistema social construído pelos adultos cometeu um crime contra a mente dos jovens. Eles perderam o apetite de aprender, são insatisfeitos, ansiosos, precisam de muito para conquistar pouco no território da emoção.

· Apesar de nossos defeitos, precisamos enxergar que somos pérolas únicas no teatro da vida e entender que não existem pessoas de sucesso ou pessoas fracassadas. O que existe são pessoas que lutam pelos seus sonhos ou desistem deles.

Nenhum comentário: