Adicção, A.A., N.A., Doze Passos, Reflexões, Literatura, Clínica, Comunidade, Espiritualidade

TEMAS SOBRE ALCOÓLICOS E NARCOTICOS ANONIMOS, DOZE PASSOS, REFLEXOES, CLINICAS, COMUNIDADES, ESPIRITUALIDADE. ESPERO COM ESSAS MATERIAS, ESTAR COLABORANDO COM ALGUEM, EM ALGUM LUGAR, EM ALGUM MOMENTO DE SUA VIDA !

sexta-feira, 16 de setembro de 2022

OS 12 PASSOS COM LEITURA BÍBLICA

 

1º Passo: 1º Passo = Admitimos que éramos impotentes perante nossos hábitos, vícios e emoções, que tínhamo tínhamos  perdido o domínio sobre nossas vidas.


ROMAN
ROMANOS 7, 15/25 – GÁLATAS 5,17 – ISAÍAS 64, 4.

Porque o que faço não o aprovo; pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço.
E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa.
De maneira que agora já não sou eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim.
Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem.
Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço.
Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim.
Acho então esta lei em mim, que, quando quero fazer o bem, o mal está comigo.
Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus;
Mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros.
Miserável homem que eu sou! Quem me livrará do corpo desta morte? Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. Assim que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado”   Romanos 7:15-25

 “Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis” Gálatas 5:17

 “Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti que trabalha para aquele que nele espera” Isaías 64:4

 

     


2º Passo: 2º Passo = Viemos acreditar que um Poder Superior a nós mesmos poderia devolver-nos a sanidadesanidade


FELIPE:FE
LIPENSES 4,19 – ISAÍAS 41, 13 – SALMO 56, 2 – ISAÍAS 53, 4 e 5.

O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus” Filipenses 4:19

Pois eu sou o Senhor, o seu Deus, que o segura pela mão direita
e diz a você: Não tema; eu o ajudarei” Isaías 41:13

Os meus inimigos procuram devorar-me todo dia; pois são muitos os que pelejam contra mim, ó Altíssimo” Salmos 56:2

 Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenças, contudo nós o consideramos castigado por Deus, por ele atingido e afligido.

Mas ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniquidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados” Isaías 53:4,5


3º Passo: 3º Passo = Decidimos entregar nossa vontade e nossa vida aos cuidados de Deus na forma em que que .que concebíamos 


SALMO SALMO 30, 5 e 6 – SALMO 36, 4 e 5 – SALMO – 144, 18 e 19.

“Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.
Eu dizia na minha prosperidade: Não vacilarei jamais” Salmos 30:5,6

“4 Até na sua cama planeja maldade; nada há de bom no caminho a que se entregou, e ele nunca rejeita o mal.

5 O teu amor, Senhor, chega até os céus; a tua fidelidade até as nuvens”   Salmo 36

"18. O Senhor se aproxima dos que o invocam, daqueles que o invocam com sinceridade.

19. Ele satisfará o desejo dos que o temem, ouvirá seus clamores e os salvará"
Salmos, 144 -


4º Passo: 4º Passo =  Fizemos um minucioso e destemido inventário moral de nós mesmo.
SALMO 

SALMO SALMO 138, 23 e 24.

 “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece as minhas inquietações.

Vê se em minha conduta algo que te ofende, e dirige-me pelo caminho eterno” Salmos 138:23,24


5º Passo: 5º Passo = Admitimos perante Deus, perante nós mesmo e perante outro ser humano a natureza exata de exata de nossas falhas


I JOÃOI I JOÃO 1,9 – PROVÉRBIOS 28, 13 – TIAGO 5, 16.

 

“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça” 1 João 1:9

 “Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia” Provérbios 28:13

 “Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz” Tiago 5:16

 

 6º Passo: Prontificamo-nos inteiramente a deixar que Deus removesse todos esses defeitos.

SALMO 18, 12 e 13 – TIAGO 4, 8/10.

 

“12 Com o fulgor da sua presença as nuvens se desfizeram em granizo e raios,

13 quando dos céus trovejou o Senhor, e ressoou a voz do Altíssimo”  Salmo 18

“08 Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações.
09 Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza.
10 Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará” Tiago 4:8-10


7º Passo: 7º Passo = Humildemente rogamos a Ele que nos livrasse de nossas imperfeições.


SALMO SALMO 50, 3/5 e 9/12 – SALMO 31, 3/7.

 

“Virá o nosso Deus, e não se calará; um fogo se irá consumindo diante dele, e haverá grande tormenta ao redor dele.
Chamará os céus lá do alto, e a terra, para julgar o seu povo.
Ajuntai-me os meus santos, aqueles que fizeram comigo uma aliança com sacrifícios”
Salmos 50:3-5

 “Da tua casa não tirarei bezerro, nem bodes dos teus currais.

Porque meu é todo animal da selva, e o gado sobre milhares de montanhas.
Conheço todas as aves dos montes; e minhas são todas as feras do campo.
Se eu tivesse fome, não to diria, pois meu é o mundo e toda a sua plenitude”
Salmos 50:9-12

 “Porque tu és a minha rocha e a minha fortaleza; assim, por amor do teu nome, guia-me e encaminha-me.

Tira-me da rede que para mim esconderam, pois tu és a minha força.
Nas tuas mãos encomendo o meu espírito; tu me redimiste, Senhor Deus da verdade.
Odeio aqueles que se entregam a vaidades enganosas; eu, porém, confio no Senhor.
Eu me alegrarei e regozijarei na tua benignidade, pois consideraste a minha aflição; conheceste a minha alma nas angústias” Salmos 31:3-7


8º Passo: 8º Passo = Fizemos uma relação de todas as pessoas que tínhamos prejudicado e nos disp.disp.dispusemos a reparar os danos a elas causados.


LUCAS LUCAS 19, 8/10 – HEBREUS 12, 14 e 15.
 

“E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado.
E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão.
Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido” Lucas 19:8-10

 “Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;

Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem” Hebreus 12:14,15

 

 9º Passo: Fizemos reparações diretas dos danos causados a tais pessoas, sempre que possível, salvo quando fazê-lo significasse prejudicá-las ou a outrem.

TIAGO 5. 16 – MATEUS 5, 23 e 24 – I JOÃO 4, 20.

 

“Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz” Tiago 5:16

 “Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti,

Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta” Mateus 5:23,24

 “Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? ”  1 João 4:20

 

10º Passo: Continuamos fazendo o inventário pessoal, quando estávamos errados, nós o admití.a.admitimos prontamente.

SALMO SALMO 50, 3/6 – SALMO 138, 1/7 – PROVÉRBIOS 4, 23/27 – I CORÍNTIOS 10, 12.
11º Pass

Nosso Deus vem! Certamente não ficará calado! À sua frente vai um fogo devorador, e, ao seu redor, uma violenta tempestade.
Ele convoca os altos céus e a terra, para o julgamento do seu povo:
"Ajuntem os que me são fiéis, que, mediante sacrifício, fizeram aliança comigo".
E os céus proclamam a sua justiça, pois o próprio Deus é o juiz. Pausa Salmos 50:3-6

 Eu te louvarei, de todo o meu coração; na presença dos deuses a ti cantarei louvores.

Inclinar-me-ei para o teu santo templo, e louvarei o teu nome pela tua benignidade, e pela tua verdade; pois engrandeceste a tua palavra acima de todo o teu nome.
No dia em que eu clamei, me escutaste; e alentaste com força a minha alma.
Todos os reis da terra te louvarão, ó Senhor, quando ouvirem as palavras da tua boca;
E cantarão os caminhos do Senhor; pois grande é a glória do Senhor.
Ainda que o Senhor é excelso, atenta todavia para o humilde; mas ao soberbo conhece-o de longe.
Andando eu no meio da angústia, tu me reviverás; estenderás a tua mão contra a ira dos meus inimigos, e a tua destra me salvará. Salmos 138:1-7

 23 Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida.

24 Afaste da sua boca as palavras perversas; fique longe dos seus lábios a maldade.

25 Olhe sempre para a frente, mantenha o olhar fixo no que está adiante de você.

26 Veja bem por onde anda, e os seus passos serão seguros.

27 Não se desvie nem para a direita nem para a esquerda;afaste os seus pés da maldade.Provérbios 4

Assim, aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia! 1 Coríntios 10:12  

                            11º Passo: Procuramos através da prece e da meditação, melhorar nosso contato consciente com Deus na forma em que concebíamos. Rogando apenas o conhecimento de sua vontade em relação a nós, e força para realizar essa vontade.


MATEUMATEUS 6, 5/15 – I PEDRO 2, 1/3 e 5, 6/7.
 

E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.
Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.
E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos.
Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes.
Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;
Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;
O pão nosso de cada dia nos dá hoje;
E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores;
E não nos conduzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.
Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós;
Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas.  Mateus 6:5-15

 Deixando, pois, toda a malícia, e todo o engano, e fingimentos, e invejas, e todas as murmurações,

Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo;
Se é que já provastes que o Senhor é benigno;  1 Pedro 2:1-3

6 Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo devido.

7 Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês. 1 Pedro 5


12º Pas            12        12º Passo =  
Tendo experimentando um despertar espiritual, graças a estes passos procura .procurando transmitir esta mensagem aos toxicômanos e alcoólatras e praticar estes princípios em todas em todas as nossas atividades.


GÁLATAS 6, 2 – TIAGO 1, 22/26 – I PEDRO 1, 22/25 – MATEUS 28, 18/20

 

Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo. Gálatas 6:2

 E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.

Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural;
Porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era.
Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecediço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito.
Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã. Tiago 1:22-26

 Purificando as vossas almas pelo Espírito na obediência à verdade, para o amor fraternal, não fingido; amai-vos ardentemente uns aos outros com um coração puro;

Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre.
Porque toda a carne é como a erva,e toda a glória do homem como a flor da erva.Secou-se a erva, e caiu a sua flor;
Mas a palavra do Senhor permanece para sempre.E esta é a palavra que entre vós foi evangelizada. 1 Pedro 1:22-25

 E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.

Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém. Mateus 28:18-20

Nenhum comentário: